Nos últimos anos, a logística veio se consolidando como uma área estratégica para as empresas, já que ajuda a otimizar os processos e aprimorar os resultados. A vantagem é que os impactos positivos dessa gestão eficiente refletem também em outras áreas, beneficiando o negócio como um todo.

Por falar nisso, podemos dizer que algumas decisões ajudam a criar ou aumentar a vantagem competitiva da empresa no mercado — e a implantação de centros de distribuição é uma delas. Para saber o motivo disso é só continuar com a leitura!

O que são os centros de distribuição?

Os centros de distribuição, também conhecidos como CDs, são unidades construídas com a finalidade de armazenar produtos e organizar melhor a distribuição dos itens que são enviados para filiais ou diretamente para os clientes.

Sendo assim, podemos dizer que nele são realizadas rotinas referentes à gestão de estoque — ou seja: recebimento, armazenagem, picking, expedição, emissão de documentação e carregamento dos veículos.

Por que os CDs são sinônimo de vantagem competitiva?

O que alguns gestores ainda desconhecem é que, além de proporcionar vários benefícios para a empresa, a decisão de gerir um centro de distribuição também ajuda a criar vantagem competitiva para o negócio. Veja alguns motivos:

Centralizam os estoques

Quando se opta por ter centros de distribuição, todo o estoque da empresa passa a ficar centralizado em apenas um lugar. Ou seja, em vez de fazer com que o fornecedor entregue poucos itens, em diversas unidades, tudo é enviado diretamente para o CD.

Isso ajuda a estreitar o relacionamento com os parceiros de negócios, além de melhorar o controle de estoque – o que possibilita diminuir os índices de faltas, excessos e perdas, por exemplo.

Proporcionam localização estratégica

Um dos fatores básicos na hora de tomar a decisão de ter um CD é a localização. Nesse sentido, são consideradas questões importantes, como cobrança de impostos, proximidade das unidades, dos clientes e dos fornecedores.

Com todas as análises feitas, é possível encontrar um lugar que ofereça a melhor relação custo-benefício e ainda ajude a otimizar as operações – quer sejam de recebimento, sejam de expedição.

Ajudam a aumentar o controle da sazonalidade

Falamos anteriormente sobre a centralização dos estoques e como isso ajuda a aprimorar o controle das movimentações dos produtos. A vantagem de manter todos os itens sob uma gestão unificada é que a sazonalidade pode ser melhor gerida.

Ou seja, as variações dos níveis de estoque causam menos impactos na venda, já que existe uma estrutura capaz de comportar a demanda e, mesmo que haja excesso de alguns itens, dificilmente ele terá as mesmas proporções negativas de quando isso ocorre em uma unidade menor, por exemplo.